Morar em lugares pequenos, sem espaço para um jardim, não é desculpa para deixar de utilizar flores e plantas que harmonizam o ambiente. Confira dicas de como plantar em vasos e cuidar das suas flores.
1 – Escolha a planta:
Primeiramente, é necessário achar uma planta ou flor que se adapte bem a esse tipo de plantio. Prefira as que não precisam ser regadas constantemente e se atente ao local onde o vaso vai ficar: se for num espaço interno, pesquise pelas que não precisem de sol, caso seja externo, o ideal são plantas e flores que precisam de mais luz solar.
2 – Defina o tipo de vaso:
Existem vasos de barro, cerâmica, plástico e fibra de vidro. Para escolhê-los, também é necessário levar em consideração o ambiente onde eles vão ficar. Em locais externos, com mais incidência de sol, o ideal é optar por barro ou cerâmica, já em ambientes com sombra, os vasos de plástico ou fibra de vidro são mais recomendados.
3 – Atenção ao sistema de drenagem:
Todos os vasos precisam de furos no fundo para drenar a água. Crie uma camada de argila, cacos ou pedregulhos no fundo de cada um para que a terra não escoe junto com a água, facilitando, assim, a drenagem.
4 – Cuidado com a adubagem:
Não é recomendado que adube a terra assim que for montar o vaso. O ideal é esperar pelo menos duas semanas para fazer isso e depois realize a manutenção uma vez por mês.
5 – Monte o seu vaso:
– Adicione dois dedos cacos, argila ou pedregulhos no fundo
– Coloque a muda ou flor no meio do vaso
– Acrescente terra ao redor e por cima da muda
– Aperte bem a terra para deixá-la bem firme e regue
Agora é só se atentar aos cuidados com suas plantinhas. Lembre-se de regá-las frequentemente, mas com cautela para que as raízes não apodreçam.